COMO ESTABELECER METAS


Olá!
Existe uma diferença considerável entre estipular um objetivo e uma meta. Os objetivos são os resultados finais, ou seja, o propósito estabelecido. Já as metas são os caminhos a serem percorridos para alcançar esse propósito. 

Exemplificando: meu objetivo nesse ano é ser mais organizada. Para atingir esse objetivo passei a utilizar um planner, fazer planejamentos, estabelecer prazos e controles mensais. Essas são, então, as minhas metas. Conseguiram perceber a diferença?

Existem alguns métodos que podem te auxiliar no desenvolvimento de metas e objetivos. Deixam as ações mais claras e concisas, facilitando na conclusão das mesmas. Eu conheço dois métodos que vou mostrar abaixo. Espero que gostem!
  • Método SMART
Essa técnica conheci através de pesquisas no Pinterest. Foi criada por Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, e pode ser utilizada tanto para fins pessoais quanto profissionais. Ela é comumente utilizada por empresários para estabelecer metas para suas organizações, pois nelas estão descritos todos os conceitos que definem uma meta.
    S ➝ SPECIFIC
    M ➝ MEASURABLE
    A ➝ ATTAINABLE
    R ➝ RELEVANT
    T ➝ TIME BASED

    SPECIFIC: ser específico, ter um resultado claro e direto.
    MEASURABLE: ser mensurável, meça e acompanhe seu progresso.
    ATTAINABLAE: ser alcançável, estabelecer metas realistas e possíveis.
    RELEVANT: ser relevante, atrelar ao objetivo real.
    TIME BASED: ser temporal, estipular prazos.

    • Método ME POUPE  
    Já esse outro método foi criado pela Nathalia Arcuri do Canal Me Poupe. Vi em um vídeo no YouTube (Como eu tiro as metas do papel) onde ela explica muito como todos os passos para estabelecer metas concretas e passíveis de execução. Essa técnica é mais indicada para objetivos que tenham relação financeira, que você precise de determinado valor para ter o resultado esperado, mas você pode tentar utiliza-la também para outros fins. Abaixo eu transcrevi o que ela diz em vídeo de forma resumida. 

    1. Coloque no papel todos os seus desejos, do mais simples ao mais complexo;
    2. Coloque desejos para serem realizados em curtíssimo (até três meses), curto (até um ano), médio (até cinco anos) e longo prazo (acima de dez anos);

    3. Escolher entre os escritos no início (a quantidade pode ser alterada de acordo com o que é mais importante):

                        3 desejos de curtíssimo prazo;
                        3 desejos de curto prazo;
                        2 desejos de médio prazo;
                        1 desejo de longo prazo;

    4. Transformar os desejos em metas verdadeiras;
    Exemplo:  Desejo ➝ emagrecer ≠ emagrecer cinco quilos até o final do ano

    Exercício:

    Eu preciso de ... (valor)
    Até ... (data/prazo)
    Para ... (o que é/desejo)
    Porque ... (motivo/importância)

    Eu preciso de cinco mil reais
    Até julho/2019
    Para viajar para Natal-RN
    Porque eu quero conhecer as praias e os locais turísticos

    5. Fazer o exercício para cada uma das metas;

    6. Criar sub-metas - dividir as metas (auxilia no planejamento);
    Exemplo: Valor total ➝ R$ 22.000
                     Por ano ➝ R$ 11.000
                     Por semestre ➝ R$ 5.000
                     Por mês ➝ R$ 833

    O que acharam das técnicas pessoal? Pretendem utilizá-las? Me contem no comentários!
    Beijos!

    You May Also Like

    1 comentários

    1. Olá! Adorei as dicas, esse ano para mim está sendo de muito planejamento e as suas dicas me ajudaram muito! Obrigada!!
      https://blogingridcamargo.blogspot.com

      ResponderExcluir