ENEM 2014: REDAÇÃO (01)
Oi gente !
Eu postei a alguns dias que estava participando da Maratona de Redação.
O projeto está a todo vapor e eu resolvi compartilhar com vocês a primeira redação que escrevi.
Gostei do tema proposto. Mas, foi preciso um pouco de pesquisa da minha parte para elaborar a redação.
Na verdade, acredito que o intuito do projeto - além de nos ajudar com o Enem - seja nos fazer pesquisar fatos de um grande grau de importância na sociedade. Primeiro, para nos fazer refletir sobre isto. Segundo, para que fiquemos atualizados sobre o que acontece ao nosso redor.
Além de pesquisar sobre o tema, eu também pesquisei sobre o gênero textual proposto no Enem. O texto dissertativo-argumentativo. Me ajudou muito. Porque eu tenho aquela dúvida frequente de "o que colocar na introdução?". "E a conclusão?". "Meu Deus, tem também a proposta de intervenção!".
E tive muitas de minhas dúvidas esclarecidas.
Outra coisa super importante, foi a pesquisa de sinônimos. Sempre que eu precisava de uma palavra que não deixasse meu texto repetitivo, procurava um sinônimo e encontrava diversas palavras que se encaixavam na redação.
Porém, eu tenho um medo frequente de não corresponder ao que me é apresentado. Por exemplo, minha preocupação é de ter fugido do tema. De meu texto não ser uma dissertação. Isso me apavora.
Mas, espero que gostem do meu texto.
Tema: Legalização da maconha no Brasil.
O último degrau é o óbito
Substâncias lícitas e ilícitas estão presentes na sociedade moderna de forma marcante e crescente. De modo ilegal, as drogas tomam espaço na geração juvenil. Entre jovens, não há o que caracterize entorpecentes como benéficos.
O projeto que prevê a legalização da maconha está relacionado a iniciativa de reforma política antidrogas, proposta por políticos ativistas e juristas. Dos argumentos utilizados se destacam, a possibilidade de desfazer redes de tráfico de drogas e de crimes organizados. E a suposta alegação de que a maconha seria bem utilizada em meios medicinais. Vinculado ao método de sua utilização, podemos caracterizar a maconha como maléfica ou benéfica, depende do usuário. Porém, seus malefícios continuamente superarão seus benefícios.
Atualmente, temos legalmente distribuídas cigarros e bebidas alcoólicas, que já são suficientes para causar danos irreparáveis em lares inteiros. A população enxerga os problemas causados e mesmo assim saem as ruas manifestando pela legalização de mais uma droga. Com a maconha não será diferente. É possível que haja mais problemas com ela aceita do que não aceita. Pois, este entorpecente é só o primeiro degrau de uma escada que pode levar a utilização de vários outros, e consequentemente, a morte.
Os comerciais televisivos fazem propagandas contra a violência doméstica e não divulgam que na maioria dos casos o abuso é feito por indivíduos embriagados. Entretanto, fazem anúncios que contribuem para a compra de cada vez mais bebidas alcoólicas. Será que, ocorrendo a legalização da maconha, haverão comerciais que induziram ao seu uso?
Temos que mudar esta realidade. O governo pensa em entregar a batalha, antes mesmo de lutar. Somos capazes de conscientizar cidadãos que são favoráveis a legalização. Somos capazes de desfazer aos poucos problemas causados por drogas ilícitas sem liberá-la. Basta libertar a sociedade da alienação presente em suas vidas.
8 comentários
Gostei, to muito nervosa com o enem desse ano :(
ResponderExcluiraai eu tbm ;c
ExcluirEsse vai ser meu primeiro ano com o enem, to nervosa até demais. Não sei nem como começar a estudar, mas to tentando me segurar na redação, sempre fui boa com isso.
ResponderExcluirBeijos, Amanda.
http://ripleyentenderia.blogspot.com.br/
Procura no google os conteúdos mais comuns que caem no Enem, isso vai te dar uma base pra começar ! :)
ExcluirBeijos
É isso aí! Tem que se preparar bem, a disputa tá tensa. Meu filho também se preparando.
ResponderExcluirBoa sorte a todos.
Obrigada :D
ExcluirParabéns, gostei muito!!!
ResponderExcluirObrigada :D
Excluir